Em entrevista ao ICV2, o vice-presidente sênior de vendas da Marvel Comics, David Gabriel, deu algumas dicas dos planos de marketing da editora para 2012. São novas estratégias para combater a retração do mercado e a concorrência da DC, novos formatos de quadrinhos e uma questão polêmica: as séries não terão mais número fixo de páginas.
E ele está falando de páginas de conteúdo. A maioria das revistas Marvel sai atualmente com 32 páginas, sendo 22 de história. Mas de alguns anos para cá, saem revistas com 18 ou 20 páginas de história - e o preço continua o mesmo, a maioria por US$ 3,99.
"Em primeiro lugar, é como perguntar quantos minutos o público espera que o filme tenha, ou que o show tenha, ou a peça da Broadway... estas formas de entretenimento não são calculadas pelo minuto e os quadrinhos nunca foram calculados pelo número de páginas (que flutuou bastante para todas as editoras nos últimos 75 anos!). Mas já que perguntam... num quadrinho padrão, o leitor vai encontrar por volta de 20 páginas de conteúdo. Alguns podem ter mais, outros menos. O importante é que o quadrinho seja atraente, todo mês - desde que a gente faça isso, todo mundo recebe aquilo pelo que está pagando", declara Gabriel.
No ano passado, a DC Comics também anunciou corte de todas as suas séries para 20 páginas, na tentativa de conter o preço em US$ 2,99. A estratégia acabou sendo abandonada, e algumas séries têm saído com mais páginas a US$ 3,99. Há também as reclamações dos quadrinistas, que ganham por página...
Gabriel diz que outra estratégia da Marvel é fazer um enxugamento da linha, de entre 20 e 25%. Com menos títulos, a proposta agora é que as séries com personagens mais populares saiam com duas edições em alguns meses. A estratégia repete o que foi feito alguns anos atrás, quando algumas séries ganharam 18 edições ao longo do ano.
Quanto aos novos formatos, Gabriel diz que eles serão anunciados ao longo de 2012. Um deles é Season One, as graphic novels originais voltadas para livrarias, com origens recontadas dos principais personagens. O outro, diz o executivo, é a linha infantil, baseada nos desenhos animados, que estreia em abril.
Source: Omelete
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